A Surfrider foundation porto 10 anos depois

A representação no Porto da Surfrider Foundation Porto faz 10 anos e tem muito a festejar.

Surgiu em 2011 como fruto do acaso, através de dois amigos que decidiram juntar os seus interesses académicos, o ambiente e a oceanografia, a uma forma de vida que ambos partilhavam, os desportos de ondas.

Na altura, como hoje, a Surfrider Foundation representa uma forma diferente de fazer ativismo ambiental, centrada na ideia de que pessoas mais próximas da natureza são mais protetoras. E todos os projetos que promovemos têm exatamente este denominador comum.

Sentimos também que somos parte da comunidade, uma organização aberta a todos os que se identifiquem com aquilo que somos e que tenham vontade de dar o seu contributo e dedicação. Foi exatamente essa abertura que fez com que desde os primeiros momentos, tenhamos passado de 2 amigos até aos mais de 20 voluntários na atualidade.

 Desde 2011 tem sido um caminho verdadeiramente incrível, onde fomos muito para além das conhecidas limpezas de praia, mas também organizamos campeonatos de surf, conferências, noites de cinema, concursos de fotografia e ilustração, dezenas de sessões de sensibilização e educação ambiental e campanhas de ativismo ambiental. As iniciativas têm sido muito variadas e permitido chegar a milhares de pessoas, por exemplo no nosso projeto de monitorização da qualidade da água na praia com o maior numero de praticantes de surf do norte do país, Matosinhos.

Tudo isto mantendo sempre um sentimento Europeu, alimentado em grande parte pelos "Chapter Days" e reuniões com congéneres de um pouco de toda a Europa, já que a Surfrider Europe tem este lado de família que ultrapassa fronteiras e nos faz viver intensamente este espírito de uma Europa única e que sabe trabalhar em conjunto.

É um orgulho ver que também em Portugal esta ONGA internacional esta cada vez mais forte e ativa com os chapters que já existem em vários pontos do país (Lisboa, Peniche, Ericeira e Açores) e que têm também eles realizado um notável trabalho de consciencialização ambiental e desenvolvido varias iniciativas.   

Com estes vários pontos de partida ao longo de 10 anos criaram-se as condições para que localmente fossemos causando o nosso impacto, que hoje é materializado por uma equipa de voluntários multidisciplinar dedicada à proteção da natureza, mas acima de tudo à promoção da vida na natureza.

Conheçam-nos através desta página, sintam-se em casa e com vontade de connosco protegerem aquilo que tanto gostamos.

Anterior
Anterior

O Equilíbrio entre o Porto de Leixões e as ondas de Matosinhos