Por que é que os desportos aquáticos podem ajudar a salvar os nossos oceanos?

Alguma vez sentiste a descarga de adrenalina enquanto surfavas uma onda, ou sentiste o vento no cabelo enquanto fazias windsurf? Os desportos aquáticos são não só excitantes, como também podem ser uma poderosa ferramenta para conservação do oceano. É isso mesmo: só por desfrutarmos do nosso desporto aquático favorito podemos ajudar a proteger os nossos preciosos oceanos!

Na surfrider acreditamos que qualquer praticante de desportos aquáticos pode ser um poderoso promotor da protecção dos oceanos. Estão aqui algumas razões:

  • Ligação à natureza: Desportos aquáticos permitem-nos ligarmo-nos à beleza e às maravilhas dos oceanos. Ao passarmos tempo na água, aprendemos a dar importância à protecção dos oceanos e dos seus habitantes.

  • Conhecimento:  Temos de admitir que a saúde do oceano está ameaçada. A União Europeai reconheceu isto mesmo, e definiu vários objectivos para enfrentar este problema, tais como o objectivo "zero waste" e a estratégia  "Mission Ocean: Restore our Ocean and Waters", que procuram proteger e restaurar a biodiversidade, reduzir a poluição, e apoiar a economia azul sustentável. Enquanto praticante de desportos aquáticos, nós somos muitas vezes os primeiros a detectar alterações no ambiente. Desde reparar no aumento da polução de plástico, até alterações nas populações da vida selvagem, temos uma prespectiva única sobre a saúde dos nossos oceanos. Ao partilharmos as nossas experiências e observações com quem nos rodeia, podemos contribuir para aumentar o conhecimento e inspirar acções para atingir os objectivos da UE.

  • Comunidade: As comunidades de desportos aquáticos são frequentemente compostas por grupos de pessoas bastante unidas e apaixonadas que, se organizadas, podem ajudar significativamente tanto a comunidade como o ambiente. A União Europeia também se comprometeu a atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs), cuja missão é não deixar ninguém para trás, num plano para atingir o desenvolvimento sustentável por três vias: crescimento económico, inclusão social, e protecção ambiental. Atingir estes objectivos requer o esforço colectivo e o envolvimento de todas as pessoas, e os praticantes de desportos aquáticos podem ser o que despoleta a união da comunidade. 

  • Acção: Enquanto membros das comunidades de desportos aquáticos, podemos utilizar a nossa paixão pelo oceano e trabalhar em conjunto para o proteger. Algumas acções includem a participação em limpezas de praia, reduzir o consumo de plástico, e apoiar esforços locais de conservação. Além disso, também podemos promover o desenvolvimento de melhores políticas ambientais, turismo sustentável, e apoiar marcas de equipamento para desportos aquáticos que sejam amigas do ambiente.

Concluindo, todos nós podemos ter um papel na protecção dos nossos oceanos e em conseguir um futuro sustentável para todos. Com a prática desportiva e promovendo a protecção dos oceanos, conseguimos ter um impacto postivo na saúde do planeta e contribuir para atingir os objectivos do planeta. Por isso, da próxima vez que fores apanhar umas ondas, ou fores dar umas braçadas, lembra-te de que podes também ser um embaixador para a conservação dos oceanos. Vamos todos contribuir para a protecção dos nossos oceanos e garantir que eles continuam a ser uma fonte de beleza e admiração para as próximas gerações.

Autor do Artigo e Fotografia: Mariana Mata Lara

Próximo
Próximo

O Equilíbrio entre o Porto de Leixões e as ondas de Matosinhos